sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Monteiro Lobato: Jeca Tatu

PROFESSOR: EDUARDO DOS SANTOS HENRIQUE
8ª SÉRIE
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO E SAÚDE

CONTEÚDOS:

  • Leitura e análise de textos.
  • Monteiro Lobato: Jeca Tatu e contribuições para o saneamento básico e o combate às verminoses no Brasil.

OBJETIVOS:

  • Ler e analisar textos.
  • Relacionar o conto Jeca Tatu: a ressurreição ao investimento em saneamento básico e combate às verminoses no Brasil, no início do século XX .
  • Proporcionar discussão verminoses e investimentos públicos em saúde.

PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS:

            As expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz, no início do século XX, permitiram um maior conhecimento das moléstias que assolavam o país e possibilitaram a ocupação e a integração no interior brasileiro. Surgia, então, um retrato da miséria, da desnutrição e das moléstias de nosso povo. Esta situação fez surgir em intelectuais o desejo de engajar-se em movimentos pelo saneamento do país. Entre esses intelectuais estava Monteiro Lobato, que através da repercussão de seus textos sobre as condições do homem da terra, símbolo de preguiça e fatalismo, visto como uma vítima do descaso do governo, lança-se numa vigorosa campanha literária em favor do saneamento. Os textos de Lobato resultaram no livro Urupês e o conto Jeca Tatu: a ressurreição.

METODOLOGIA E ATIVIDADES

  • Leitura e análise do conto Jeca Tatu: a ressurreição.
  • Leitura da reportagem Monteiro Lobato e a gênese de Jeca Tatu (Agência Fiocruz de Notícias ? Dezembro/2003).
  • Discussão a respeito de verminoses, condições de higiene, investimentos em saúde pública e saneamento básico no Brasil, de Jeca Tatu aos dias atuais.
  •  Produzir cartazes sobre os conteúdos discutidos em sala de aula.


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